Histórico

Simbolicamente, o dia 06 de abril de 1994 considerado como data de inauguração do CIEP285 - CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA- pois, foi neste mencionado dia que se iniciaram as aulas.

O evento que deu inicio ao ano letivo de 1994 foi marcado por uma apresentação de boas vindas, tando da parte dos funcionários, como da comunidade de Jamapará, a qual contou com a presença de ilustres poli­ticos da região, assim como de pessoas ligadas a área educacional, entre outros.

Sem dúvida, foi um momento de grande euroria para os alunos e comunidade, que se encantaram com a estrurura fi­sica do prédio. Certamente, um projeto magnifico do arquiteto Oscar Niemeyer, desenvolvido no governo Leonel Brizola.

Quem foi Luiz José Daflon Gomes?

Nascido aos 11 de dezembro de 1913 em Vila Nossa Senhora Aparecida - 3º distrito do Municipio de Sapucaia, filho de Fortunato dos Santos Gomes e de Rita Daflon Gomes, casado com a Senhora Yedda Fernandes Gomes, com quem teve oito filhos: Angela, Ronaldo, Rosane, Marcos, Luiz, Fernando, Beatriz e Mário.

Estudou nos seus primeiro anos com uma professora contratada por seu pai, a senhora Luiza Melgasso, pois, não havia na época, escola na região. Mais tarde, em 1994, tornou-se Bacharel em Direito.

Antes de galgar o cargo de Prefeito, trabalhou como secretário do Centro de Saúde de Sapucaia, foi eleito presidente da Assistência Social Nossa Senhora Aparecida, foi promotor de Justiça substituto da Comarca do mesmo Municipio, sendo também presidente do Sindicato Rural e membro do Conselho fiscal da Associação Rural Fluminense.

Eleito Prefeito em 1970, dinamizou o setor administrativo de Sapucaia, realizando obras desde há muito solicitadas pela sua laboriosa população, colocando os serviços públicos em dinâmica nunca dantes alcançada, tendo, inclusive, como meta principal a EDUCAÇÃO.

Em seu primeiro ano de administração, fez as seguintes ralizações no tocante à referida Educação: instalou 25 escolas do MOBRAL; concedeu bolsas de estudos para o ginásio, normal e contabilidade; construiu a Escola Tabatinga; participou do Projeto Rondon. Em 1980, formou-se pedagogo exercendo o cargo de Diretor do Colégio Estadual de Sapucaia.




Voltar